CUITÉ, PB

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cuité participa do I Fórum de Acessibilidade e Mobilidade Urbana em João Pessoa



O Município de Cuité participou do I Fórum de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), nos dias 20 e 21 de setembro, no auditório Jimmy Queiroga, na Funad, em João Pessoa.




O evento fez parte das comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência e dos 20 anos da Funad.


De acordo com a programação, foi discutido os seguintes temas Direito a acessibilidade e mobilidade urbana e a “Acessibilidade e mobilidade urbana dos municípios: aspectos práticos”.


Estiveram no Fórum Hellosman de Oliveira Silva, assessor técnico da Funad, o vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência, Waldir Macieira da Costa Filho, diretor superintendente da Espep, André Luiz de Souza, Dr. Valdir Macieira - Promotor de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso-PA, Marina Felismina – ADPD/ FUNAD, entre outros.





Representando o Município de Cuité, esteve presente a Coordenadora da COAD - Coordenadoria de Apoio ao Deficiente, Terezinha de Jesus. A mesma falou da importância do debate a cerca do tema e referenciou o município de Cuité, como pioneiro no Passe Livre, que é um projeto de Lei da mesma enquanto vereadora no ano de1997.


Segundo Terezinha de Jesus, Cuité tem uma política voltada para a acessibilidade, que beneficia diretamente os portadores de diversas deficiências.


"Temos uma gestora preocupada com a acessibilidade urbana, e junto com algumas secretarias fazemos um trabalho voltado para os portadores de deficiência." Frisou a mesma.

Falou ainda "Hoje temos mais de 800 deficientes no município de Cuité e a gestão está sempre preocupada com as causas das pessoas com deficiência."

Preocupada com as questões referentes aos deficientes da região do Curimataú, Terezinha de Jesus fundou em 1992 a FCD - Fraternidade Cristã dos Doentes e Deficientes e hoje a mesma é presidente da ADFA - Associação dos Deficientes, Familiares e Amigos de Cuité.

Nenhum comentário:

Postar um comentário