CUITÉ, PB

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fumar nunca mais, seja mais vivo e mais capaz


Realizada às 14:30 horas do dia 28 de Abril de 2011, na Unidade da Saúde da Família Raimunda Domingos de Moura a reunião preparatória com os pacientes selecionados para o primeiro grupo de Tratamento Intensivo do Fumante de Cuité.



Coordenada pelo Psicólogo do NASF, a reunião contou com a presença de 13 (20 foram convidados) pacientes nas mais variadas faixas etárias. O grupo foi formado, explica o Psicólogo, com pacientes que já foram captados pelos Agentes Comunitários de Saúde e que tiveram a anamnese realizada no NASF, seguindo uma classificação por ordem de dependência (física e/ou psicológica) do fumo.


O tratamento dura 04 semanas, baseado na teoria comportamental e medicamentosa, e conta com o apoio de diversos profissionais: enfermeira, médica, psicólogo, nutricionista, fonoaudióloga, dentista e nutricionista.


"Este é apenas o primeiro grupo; os pacientes que já realizaram a entrevista no NASF, devem aguardar o convite que será entregue pelo Agente Comunitário para a participação nos outros grupos", explica o Psicólogo.

Dessa forma, garante o mesmo, todos os pacientes que foram entrevistados irão participar de grupos.




Durante a reunião foram mostrados os materiais que irão conduzir o tratamento dos pacientes: os manuais e a medicação.
Foi distribuída ainda para cada participante uma pasta contendo material educativo, bloco de anotações, lápis e caneta, folha de frequência, entre outros.


Para maiores informações de como ter acesso ao tratamento, procure o seu Agente Comunitário de Saúde ou os profisionais no NASF, que está funcionando na Unidade de Saúde Raimunda Domingos de Moura.

"Este tratamento é mais um trabalho desenvolvido pelo gestão municipal que, comprometida com a qualidade de saúde da população cuiteense, não mede esforços para oferecer sempre serviços que melhorem a nossa qualidade de vida", enfatiza o psicólogo do NASF.


"Fumar nunca mais, seja mais vivo e mais capaz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário