CUITÉ, PB

quinta-feira, 24 de maio de 2012

NOS DIAS 28 E 29 DE MAIO - CAPACITAÇÃO.

A Secretaria Municipal de Saúde através do sec. Gentil filho, promoverá nos dias 28 e 29 de maio do corrente ano uma capacitação no auditório do INSS, onde profissionais da área saúde e educação irão participar, durante os dois dias com os seguintes temas:

Dia 28 
- Epilepsia;
- Saúde Mental;
- Urgência e Emergência.

Dia 29
- Álcool e Drogas.

Todos os profissionais tanto da Atenção Básica de Saúde quanto dos segmentos mais aprofundados da saúde do município de Cuité, irão participar onde conhecimento nunca é demais para os que fazem Saúde a Toda Hora.

A Noite do dia 29 com a mesma equipe de profissionais que irão realizar o evento,os professores, diretores de escolas e técnicos da educação irão ter uma capacitação que abordará como trabalhar a temática Álcool e Drogas com os alunos de forma a gerar possibilidades de conhecimentos amplo para todos os envolvidos. Esta capacitação direcionada mais para a educação será realizada no  Teatro Municipal de Cuité a partir das 19:00 horas.

TODOS CONTRA A DENGUE


Será amanhã a partir das 08 horas da manhã no Bairro São José mobilização geral com a participação de toda a comunidade escolar e moradores, com a seguinte programação:

08:00 horas

- Caminhada com alunos da EMEF Celina de Lima Montenegro, pelas ruas do Bairro São José;
- Apresentação de cartazes feitos pelos alunos;
- Distribuição de piabas para limpeza de caixas d'água e também de cisternas;
- Visitas domiciliar dos ACE e ACS.

15:00 horas

- Palestras com os pais e alunos, sobre o ciclo biológico da AEDES AEGYPTI;
- Apresentação do Vídeo;
- Informação sobre a doença (Sintomas), o vertor, meios de controle.

Veja na tabela seguinte os ídices de infestação predial e tipo de depósitos predominantes por localidades - 2º Ciclo/2012  - Início: 19 de março de 2012 - Término: 12 de maio de 2012.
> Cuité - 1,85  (Cidade)

Bairros:
Antônio Mariz - 0,62
Castelo  Branco - 1,05
25 de janeiro - 0,95
Bairro das Graças - 1,82
Jardim Basílio Fonseca - 1,10
Jardim Planalto - 2,56
Jardim Trevo - 1,32
Novo Retiro - 0,00
P. Jaime Pereira - 1,85
Santo Antônio - 0,88
São José - 3,09
São Vicente - 2,03
Ulisses guimarães - 3,70
Maria Santos Pessoa - 0,00
Alto - 0,00
Bela Vista - 0,00
Bujari - 0,00
Melo - 0,00
Retiro - 0,00
CAbuatam - 0,00
CAbeço - 0,00
Urubu - 0,00
Mares Preto - 0,00
Ingá - 4,35
Mata - 0,00

RESUMO:
ÍNDICE URBANO: 1,66
ÍNDICE RURAL: 0,00
ÍNDICE GERAL: 1,30

Todos que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde de Cuité, em especial os ACS e ACEs, convidam e ficarão bastantes satisfeitos com a colaboração e participação de todos os que venham a se introsarem nesta campanha, pois com a Dengue não se brinca e muito menos podemos descansar porque ainda existem vários focos, precisamos nos unir e trabalharmos juntos de maos dadas até o fim do aede aegypti.
 



terça-feira, 15 de maio de 2012

SAÚDE NA FEIRA DE CUITÉ.

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe) dia 05 de maio que se estenderá até o dia 25 do corrente mês e ano, que a população de Cuité, está tendo o privilégio de poderem está sendo vacinados, acompanhados na verificação da pressão, distribuição de preservativos e outras orientações na feira livre de nossa cidade que acontece todas as segundas-feira, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Gentil Venâncio), orientado pela professora de anatomia e fisioterapeuta  (Gabrielle Negreiros), a Enfermeira (Irani Ribeiro), o coordenador do PSE, professor (Augusto Costa) e os alunos do Curso Técnico em enfermagem do CETES.

Em média nas duas segundas-feira foram atendidos mais de 300 adultos, 100 crianças e aproximadamente 50 gestantes, já que a vacinação dar privilégio a idosos acima de 60 anos de idade e crianças entre 06 meses a 02 anos de idade e mulheres grávidas.

Este trabalho se estenderá até a próxima segunda-feira (21), sendo que continuará nas Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), portanto idoso, crianças e gestantes procurem a unidade de saúde da sua área e vacine-se, previna-se e cuide da sua saúde e da saúde da sua famiília.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

SAÚDE NA FEIRA... EQUIPE DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICAS DE ENFERMAGEM E PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

Nesta segunda-feira (07), a equipe de alunos, juntamente com a Professora de anatomia Gabrielle Negreiros (Fisioterapeutica) e a enfermeira Irani Ribeiro que representa a UBSF da Zona Rural de nossa cidade, fizeram um excelente trabalho de conscientização em realção as DST/AIDS, saúde do Idoso, prevenção ao câncer de útero e mama, assim como também fizeram várias aplicações da vacina contra a gripe, com aceitação muito grande por parte dos que estavam na feira livre de nossa cidade, comerciantes, visitantes enfim todos se beneficiam com as ações da Secretaria Municipal de Saúde de Cuité que tem como "slogan" principal, SAÚDE A TODA HORA.

VEJA MAIS ALGUMAS FOTOS DESTA AÇÃO

























sexta-feira, 4 de maio de 2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE - 2012

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abre a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, neste sábado (5), que será expandida em todo o território nacional.
Em Cuité a Secretaria Municipal de Saúde através do Secretário de Saúde Gentil Filho, mobiliza todas as UBSF, onde irão funcionar durante todo o dia deste sábado que denomina-se dia D da vacinação contra a Gripe.

A campanha começa dia 05 e se estende até o dia 25 deste mês (maio), onmde com certeza mais uma vez atingiremos todas as mestas de alcance aos números de atendimentos.

Em todo o país, 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão preparados para atender a população das 8 horas às 17 horas. Pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas devem procurar o posto de saúde mais próximo para a vacinação.

 A campanha é realizada em conjunto com o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de todo o país. Todos os estados e o Distrito Federal aderiram ao dia D de Mobilização Nacional. O ministério espera promover um dia de intensa mobilização da comunidade que, amparada na ampliação dos postos de vacinação, poderá contribuir aderindo à campanha para o país chegar a uma cobertura vacinal ainda maior. No ano passado, foram imunizadas 25,13 milhões de pessoas, o que representa 84,1% da população alvo. O índice superou a meta de 80% prevista inicialmente.


A campanha é realizada em conjunto com o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de todo o país. Todos os estados e o Distrito Federal aderiram ao dia D de Mobilização Nacional. O ministério espera promover um dia de intensa mobilização da comunidade que, amparada na ampliação dos postos de vacinação, poderá contribuir aderindo à campanha para o país chegar a uma cobertura vacinal ainda maior. No ano passado, foram imunizadas 25,13 milhões de pessoas, o que representa 84,1% da população alvo. O índice superou a meta de 80% prevista inicialmente.
FONTE: www.redenoticia.com

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUITÉ - SAÚDE A TODA HORA!