CUITÉ, PB

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Entenda o que é uma UPA 24 Horas.

Tendo em vista a aprovação do Projeto da UPA 24 Horas de Cuité pela CIB e cumprindo a missão de informar, educar e comunicar esse blog vem explicar aos seus leitores o que é e como funciona uma UPA 24 Horas.

As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.
São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.


A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.
As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.



(Texto extraído do portal da saúde, disponível em http://www.saude.gov.br
Imagens obtidas através do Google Images.)

UPA 24 Horas - Projeto Aprovado

Foi aprovado no dia de ontem, 09 de fevereiro de 2012, na reunião da Comissão Intergestora Bipartite, na cidade de João Pessoa, o Projeto da UPA 24 Horas de Cuité. 
Depois de um árduo trabalho na elaboração do   Projeto por parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Cuité a UPA 24 Horas de Cuité começa a se tornar uma realidade.
A Prefeita Euda Fabiana e o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Gentil Filho não mediram esforços para que esse projeto viesse para o nosso município quando solicitados pelo Ministério da Saúde sobre a possibilidade de instalação desse importante serviço de Saúde em Cuité.
No fim da tarde de ontem, Dr. Gentil Filho, na sua página pessoal do Facebook, informou a todos que o Projeto da UPA 24 Horas de Cuité foi aprovado pela CIB.
Veja a mensagem do Secretário em seu Facebook:
"Hoje é mais um dia de mais uma conquista para Saúde nosso Município, tivemos aprovado o Projeto da nossa UPA 24 Horas que atenderá mais de 50 mil habitantes de Cuité e nossa região! Agradecemos a todos que contribuiram para mais esta conquista e a Prefeita Euda que nao tem medido esforços para fazer uma saúde cada vez melhor para todos! É Saúde a Toda Hora! Agradecemos a Deus pelas bençãos que tem nos proporcionado!!!"

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ESF's de Cuité se preparam para o PMAQ

Os profissionais da ESF, Luíza Dantas, Diomedes Lucas e Abílio Chacon estiveram reunidos juntamente com Ana Tereza Lacerda, Gerente da Atenção Básica do Município de Cuité, Dr. Gentil Filho, Secretário Municipal de Saúde e Edite Maria Alves, Técnica Estadual com a finalidade de estudar, discutir e planejar as ações que essas ESF deverão adotar para atingir as metas do Programa da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ.

Reunião Técnica da Atenção Básica

Aconteceu ontem no Auditório da 4ª Gerência Regional de Saúde a Reunião Técnica da Atenção Básica com os profissionais das ESF da Zona Urbana com o objetivo de avaliar as ações da Atenção Básica realizadas no ano de 2011, bem como planejar as ações para o ano de 2012.
Estiveram presentes Agentes Comunitários, Recepcionistas, Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Odontólogos e Auxiliares de Consultório Dentário, assim como as chefias das 05 UBS da Zona Urbana.
Esteve presente também a Coordenadora Municipal de Urgência e Emergência, a Enfermeira Adriana, prestando informações a respeito do funcionamento do SAMU 192 do Município de Cuité.

O Secretário de Saúde, Dr. Gentil Filho, analisou junto com a Gerente da Atenção Básica, Ana Tereza Lacerda, os indicadores do SISPACTO alcançados pelo Município no ano de 2011.
Ainda falaram a Nutricionista do NASF, Neyre Brainer, prestando esclarecimentos a respeito do SISVAN Municipal e a Pedagoga do CAPS, Vera Ribeiro, a qual convidou todos os profissionais presentes a fazerem uma visita para conhecimento do trabalho realizado lá. O Cirurgião Dentista da ESF Diomedes Lucas, Vitor Eric mostrou os indicadores conseguidos em 2011, bem como as metas para 2012.
Ao fim da reunião ficaram pactuados os indicadores a serem alcançados para o ano de 2011. Veja mais fotos:

Reunião com as ESF da Zona Rural.

Aconteceu hoje, 09 de Fevereiro, na Câmara Municipal de Cuité, a reunião técnica com os profissionais das ESF da Zona Rural. Foram discutidos os mesmos temas da reunião de ontem com as ESF da Zona Urbana.