CUITÉ, PB

sábado, 29 de outubro de 2011

Confraternização integra moradores atendidos pela UBS Abílio Chacon




A Unidade Básica de Saúde Abílio Chacon promoveu no DIA DO PESO, uma linda festa para as crianças, com diversas atividades lúdicas, dança, música, brincadeiras, além de distribuição de lanches.

A iniciativa, cujo objetivo é elevar a auto-estima da garotada, de acordo com o Secretário de Saúde, Gentil Palmeira, iniciativas como estas transformam uma simples ida a Unidade de Saúde em um momento de alegria. 


Confiram as fotos:


























quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cuité contra o Câncer de MAMA e COLO de ÚTERO "Entre nessa LUTA!"


A Secretaria Municipal de Saúde de Cuité, convida as mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos, a comparecerem às Unidades de Saúde (PSF), para realizarem o exame citológico, mais conhecido como exame de lâmina, de segunda a sexta-feira, das 8hs00 as 16hs00. 

A VISA Municipal realizou palestras educativas em comemoração ao Dia Estadual da Vigilância Sanitária


A equipe da Vigilância Sanitária Municipal, em comemoração ao Dia Estadual da Vigilância Sanitária (25), proporcionou aos alunos da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, palestras educativas, abrangendo os seguintes temas: conservação e prazo de validade dos alimentos, tabagismo, saneantes clandestinos (água sanitária, desinfetantes, detergentes e etc.), bem como a função e atividades da VISA Cuité. 

A VISA é composta pela seguinte equipe:

Coordenador: Salomão Fernandes
Fiscais: José Arimatéia Andrade, José Arimatéia de Araújo e Daniel Bezerra.

O telefone de contato é (83) 3372.2481








Fonte: IECCuité

CAPS I Cuité "acolher, cuidar, fortalecer"


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) é um serviço que vem sendo oferecido a população do município de Cuité e tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais.

O CAPS I  está funcionando de segunda a sexta, e consta de uma equipe multiprofissional: Psicólogo, Assistente Social, Médica Psiquiatra, Terapeuta Ocupacional, Educadora, Oficineiro, bem como o apoio dos profissionais do NASF.





É função do CAPS I Cuité:
- prestar atendimento clínico em regime de atenção diária;
- acolher e atender as pessoas com transtornos mentais, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; 
- promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais; 
- regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental; 
- organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios; 
- promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.






O CAPS está localizado na Rua Colina da Lagoa, no Bairro São Vicente, antiga Creche Castelinho do Saber.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Direto do Twitter "Deputado Manoel Júnior diz que Cuité é referência estadual em Saúde Bucal"


Cuité SORRIDENTE "25 de outubro Dia do dentista"




Neste dia 25 de outubro queremos fazer ma homenagem a todas e todos os dentistas que trabalham por uma Cuité mais SORRIDENTE.


O secretário de Saúde Dr. Gentil Palmeira, parabeniza a todos e agradece o empenho dos mesmos por trabalharem em favor do bom serviço de Saúde Bucal em nosso município. 

Agradece ainda o apoio do Deputado Manoel Júnior, do Senador Vital do Rego, da Prefeita Euda Fabiana e o empenho do Coordenador Nacional de Saúde Bucal Gilberto Pucca, no avanço da Saúde Bucal no município de Cuité.

São grandes os avanços da Saúde Bucal no município de Cuité, como foi ressaltado pelo Deputado Federal Manoel Júnior em seu Twitter:

 Manoel Junior 

@ 
 Cuité já até recebeu elogios do Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca


 Manoel Junior 

@ 
    De fato a saúde bucal de Cuité é referência estadual! Gentil faz um trabalho brilhante.


 Manoel Junior 

@ 
 Mas o município de Cuité está realmente de parabéns! Conseguimos junto ao Governo Federal o CEO, o LRPD e reformar as UBS's



Aos dentistas Vitor Eric, Vitor Zacara, Luís Neto, Inaldo Lira, Ivonaldo Lira, Ivison; as dentistas Elisia Palmeira, Rossana Caldas, Isabela e Livia, queremos presta nossa homenagem com esse poema.


O dentista é o profissional que cuida do nosso sorriso
E da nossa higiene bucal, ele
Merece e deve ser lembrado com toda a atenção, amor e carinho.
O dentista é compreensivo, está sempre de bom humor
E nunca trata mal um paciente!
Pelo contrário, os dentistas fazem de tudo para deixar
as pessoas à vontade. Crianças, homens, mulheres,
idosos, todos precisam de um dentista e muitos
tem uma de grande amizade com
este profissional.
Além de tratar dos
dentes, o dentista é um ser humanos que tem sempre
uma palavra gentil para confortar o cliente.
Ele faz o seu trabalho com muito amor, dedicação, paciência e respeito
E contribui para você que você tenha um sorriso perfeito e uma excelente saúde bucal.
Por que uma pessoa com o sorriso bonito tem
Sempre satisfação garantida e rosto mais feliz!
Portanto, o dentista merece com toda sinceridade uma
grande homenagem!

(Antonio Marcos Pires)






 








quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pediatra concede entrevista a Rádio 89 FM Cidade Cuité


A presença de pediatras nas equipes mínimas do Programa Saúde da Família (PSF), destinado à atenção básica e ao acompanhamento da saúde dos brasileiros é fruto de uma decisão dos gestores locais, embasada na autonomia que todos os municípios brasileiros têm para organizar estes serviços. Em 2009, a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) teve uma conquista importante, o Ministério da Saúde recomendou a presença de pelo menos um médico pediatra nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) nos municípios das Regiões Nordeste e da Amazônia Legal, em função dos índices de Mortalidade Infantil registrados nestes territórios. 

A pediatra de Cuité, Dra Walderez Maria Alves Teixeira, realiza seus atendimentos, as quartas-feiras, pela manhã, no NASF, localizado na Unidade Básica de Saúde Raimunda Domingos. Além dos atendimentos agendados a pediatra faz a evolução das crianças internadas no Hospital e Maternidade Municipal de Cuité.



Os NASF devem oferecer suporte técnico às equipes de PSF e aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS), realizando atividades como supervisão, atendimento em conjunto e específico.

A importância do ato pediátrico faz parte da proposta da UNICEF e em serviços de puericultura, onde esse profissional contribue de forma decisiva para uma melhoria da qualidade na saúde da infância e da adolescência.






Em entrevista a Rádio 89 FM Cidade Cuité, a pediatra Dra Walderez Maria Alves Teixeira, ressaltou a importância do acompanhamento no crescimento e desenvolvimento das crianças, falou ainda da orientação nutricional e psicossocial, além da vacinação e alimentação.


A entrevista irá ao ar dentro do "Noticiário da Rádio 89 FM Cidade Cuité", nesta quarta-feira (19) às 18hs00. http://www.89fmcuite.com.br/


IECCUITÉ

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Secretário de Saúde de Cuité realiza reunião referente a base do SAMU 192 no município



O Secretário de Saúde de  Cuité, Gentil Palmeira, junto com a Coordenadora do SAMU Cuité, Adriana Macedo, reuniram na última quinta-feira, 13 de outubro, os profissionais que estão participando do processo de seleção da base do SAMU em Cuité.

Durante a reunião o Secretário falou da capacitação dos profissionais de saúde que irão trabalhar no SAMU, que acontecerá em Campina Grande, a partir da próxima segunda-feira, 17.

Nesta primeira etapa, serão capacitados cem profissionais, incluindo condutores, técnicos de enfermagem e enfermeiros, dos municípios de Cuité, Aroeiras, Boqueirão, Caturité, Cabaceiras, Pocinhos, Queimadas.

"A base de Cuité será regulada pelo SAMU de Campina Grande", explicou a Coordenadora do SAMU de Cuité, Adriana Macedo. 







A capacitação tem o objetivo de preparar os profissionais de saúde
que irão trabalhar nas ambulâncias dos municípios pactuados com o SAMU de Campina Grande, qualificando e aprimorando os seus conhecimentos através da realização de atividades teóricas e práticas. 






Na terça-feira, 18, a capacitação prossegue com instruções sobre “Avaliação primária e avaliação secundária”, seguida de aula prática.








O objetivo da regionalização do SAMU é qualificar o atendimento de urgência e emergência nos pequenos municípios. O SAMU de Campina Grande dará cobertura a esses municípios e regulará todo o sistema de urgência e emergência, incluindo a regulação dos leitos hospitalares dos municípios referenciados.


http://www.pbagora.com.br/