CUITÉ, PB

domingo, 25 de setembro de 2011

USB Catolé localizado na Zona Rural realiza atividade de promoção a saúde



























quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cuité participa do I Fórum de Acessibilidade e Mobilidade Urbana em João Pessoa



O Município de Cuité participou do I Fórum de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), nos dias 20 e 21 de setembro, no auditório Jimmy Queiroga, na Funad, em João Pessoa.




O evento fez parte das comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência e dos 20 anos da Funad.


De acordo com a programação, foi discutido os seguintes temas Direito a acessibilidade e mobilidade urbana e a “Acessibilidade e mobilidade urbana dos municípios: aspectos práticos”.


Estiveram no Fórum Hellosman de Oliveira Silva, assessor técnico da Funad, o vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência, Waldir Macieira da Costa Filho, diretor superintendente da Espep, André Luiz de Souza, Dr. Valdir Macieira - Promotor de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso-PA, Marina Felismina – ADPD/ FUNAD, entre outros.





Representando o Município de Cuité, esteve presente a Coordenadora da COAD - Coordenadoria de Apoio ao Deficiente, Terezinha de Jesus. A mesma falou da importância do debate a cerca do tema e referenciou o município de Cuité, como pioneiro no Passe Livre, que é um projeto de Lei da mesma enquanto vereadora no ano de1997.


Segundo Terezinha de Jesus, Cuité tem uma política voltada para a acessibilidade, que beneficia diretamente os portadores de diversas deficiências.


"Temos uma gestora preocupada com a acessibilidade urbana, e junto com algumas secretarias fazemos um trabalho voltado para os portadores de deficiência." Frisou a mesma.

Falou ainda "Hoje temos mais de 800 deficientes no município de Cuité e a gestão está sempre preocupada com as causas das pessoas com deficiência."

Preocupada com as questões referentes aos deficientes da região do Curimataú, Terezinha de Jesus fundou em 1992 a FCD - Fraternidade Cristã dos Doentes e Deficientes e hoje a mesma é presidente da ADFA - Associação dos Deficientes, Familiares e Amigos de Cuité.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SES faz rodada de oficinas nos municípios para discutir ações do Pacto Social





A Secretaria de Estado da Saúde está realizando oficinas em todas as Gerências Regionais de Saúde (GRS), com o objetivo de mapear o funcionamento da rede de saúde dos municípios, identificar e solucionar fragilidades, além de regionalizar a prestação de serviços com qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS). A próxima oficina vai acontecer nesta quinta (22) e sexta-feira (23) na 7ª GRS, em Piancó.
As oficinas são espaços de debates e combinações entre secretários de Saúde e técnicos das secretarias e hospitais de cada Gerência para orientar e alinhar as ações que serão executadas no Pacto pelo Desenvolvimento Social, bem como aproximar os serviços dos usuários. A última oficina aconteceu nessa terça-feira (20), na 1ª GRS, em João Pessoa, que envolve 25 municípios e três colegiados. Durante a discussão, foi traçado o perfil da saúde na região e apresentada uma proposta de mudança: unificação dos três colegiados da 1ª GRS – Atlântico, Fonte de Água Viva e Vale do Mamanguape –, a fim de fortalecer a oferta de serviços para a população.
A primeira oficina aconteceu no dia 15 deste mês, na 8ª GRS, em Catolé do Rocha, onde foi feito um mapeamento de todos os serviços oferecidos pelos municípios, com a finalidade de possibilitar a parceria entre as instituições para que seja dado suporte eficiente e garantia do atendimento à população.
Com as oficinas, a SES busca também promover o desenvolvimento das 14 Gerências Regionais de Saúde e alinhar o Estado com a política nacional de saúde, unificando as instituições e potencializando a comunicação entre elas. Todos os serviços serão contratados dentro do programa Saúde Cidadã, vinculados ao Pacto pelo Desenvolvimento Social e o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015.
Durante os encontros são debatidas as ações sobre temas como a organização da rede obstetrícia, regionalização do Samu, rede de urgência e emergência e apoio a diagnóstico. Ainda é analisada a rede de serviços existente para verificar a necessidade de ajustes e ampliação do sistema. “Também combinamos as responsabilidades de todos os envolvidos na discussão – diretores dos serviços municipais e diretores da SES”, disse a presidente do Cosems e secretária municipal de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira.
O secretário municipal de Saúde de Alhandra, Rauly de Barros, destacou a proximidade e a atenção que a SES está tendo com todos os municípios. Ele enfatizou que, a partir das oficinas, o Estado participa como parceiro de forma efetiva, dando suporte e viabilizando estratégias para suprir as carências de cada município. “A Saúde ficava muito isolada em relação aos municípios, mas as cidades têm peculiaridades que as fazem diferentes entre si. Hoje, a SES procura alcançar os municípios de forma coletiva, para que haja um debate generalizado, para que sejam condensadas algumas falhas dos municípios”, observou.
Próximas oficinas
Dias 22 a 23: 7ª Gerência Regional de Saúde em Piancó;
Dia 27: 6ª Gerência Regional de Saúde em Patos;
Dias 27 e 28: 3ª Gerência Regional de Saúde em Campina Grande;
Dias 27 a 29: 4ª Gerência Regional de Saúde em Cuité;
Dia 29: 2ª Gerência Regional de Saúde em Guarabira.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Equipe da UBS Diomedes realiza atividade do PSE na Escola Municipal Celina


Promover a formação integral dos estudantes da Rede Pública de Educação Básica, através de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde envolvendo as equipes de saúde da família, os profissionais da educação e a rede de serviços do município com a participação da comunidade escolar”. Este é o objetivo geral do “Programa Saúde na Escola” (PSE), em parceria das secretarias municipais de Saúde e de Educação.



O PSE foi instituído como estratégia de integração e articulação entre as políticas e ações de saúde e de educação, a fim de proporcionar a atenção integral à saúde dos estudantes.