CUITÉ, PB

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Decreto Municipal convoca IV Conferência Municipal de Saúde


A Prefeita de Cuité, Excelentíssima Senhora Euda Fabiana de Farias Palmeira Venâncio, emitiu o Decreto nº 1.597/2011, datado de 06 de Maio de 2011, atendendo a resolução do Conselho Municipal de Saúde nº 042/2011 de 06 de maio de 2011.
O referido Decreto Municipal convoca a IV Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema principal: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro.
A IV Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 08 e 09 de Junho, em espaço físico ainda a definir.
Em breve, estaremos divulgando aqui no blog, o local, a logomarca, a programação e demais informes sobre a conferência.

Prefeituras têm até 15 de julho para realizar conferências de saúde






A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está fazendo um alerta aos municípios paraibanos sobre o prazo de realização das conferências municipais de saúde, que devem acontecer até o dia 15 de julho. O que for aprovado nesses encontros preparatórios será avaliado na Conferência Estadual. Num momento já caótico da saúde no estado, as conferências devem vir amenizar esta situação.

O secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde (CES), Vandinei Viegas dos Anjos, explicou que a Comissão Organizadora da 7ª Conferência Estadual de Saúde estabeleceu esse prazo para a realização da etapa municipal, seguindo a orientação da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Já estão sendo disponibilizados o Regimento Interno da 7ª Conferência Estadual e outras informações pertinentes, inclusive agendamento de visitas do CES aos municípios que desejarem orientações e suporte para a realização do evento.

“Este ano vamos ter várias conferências e a de Saúde se reveste de uma importância singular em virtude da sua importância para a melhoria dos serviços de saúde do Brasil”, avaliou o secretário executivo do CES.

As conferências estaduais de Saúde são realizadas a cada quatro anos. Durante esse fórum de discussão, é definida a política de saúde a ser aplicada na Paraíba. No encontro serão definidas as diretrizes da assistência oferecida por meio do SUS, que prevê o acesso universal e igualitário às ações de saúde implantadas na rede pública.

“Os conselhos de saúde trabalham dia-a-dia para assegurar esse direito, a partir do funcionamento de serviços mais qualificados e que correspondam, de fato, aos anseios da sociedade”, finalizou Vandinei Viegas.


Fonte: Secom-PB

terça-feira, 24 de maio de 2011

Secretaria Municipal de Saúde estreia Programa na Rádio Caminhando na Luz

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuité lançou nesta nesta terça-feira, 24 de maio, um programa na Rádio Comunitária Caminhando na Luz.


O programa terá duração de uma hora, sendo das 16hs00 às 17hs00, todas as terças-feiras.

O intuito é concilia notícias de saúde pública e entrevistas com autoridades da área, além das várias equipes ligadas a saúde, que prestam serviço a população cuiteense.

O programa de estreia teve a presença do Secretário Municipal de Cuité Dr. Gentil Palmeira, da enfermeira Dra. Adriana Macedo, e da representante do Ministério da Saúde Dr. Sônia Lacerda.




O público alvo do programa é população cuiteense da zona rural e urbana, com especial atenção aos usuários do SUS. O objetivo principal é possibilitar uma comunicação dos profissionais de saúde com a comunidade, levando e recebendo informações sobre saúde, prevenção de doenças, hábitos de vida saudáveis e notícias de interesse para a saúde coletiva.

Durante o programa desta terça-feira (24-05-11), o secretário ressaltou a importância do programa dizendo, "que desta forma acreditamos ser possível criar um fluxo permanente de informações e sentidos que resulte num aumento do conhecimento em saúde da população". Informou ainda que todos os programas serão transmitidos ao vivo.


Fonte SMS de Cuité

terça-feira, 17 de maio de 2011

Logomarca do Conselho Municipal de Saúde

Foi aprovado na reunião do dia 05 de maio a logomarca que irá ser utilizada nos documentos oficiais do Conselho Municipal de Saúde.
A Logomarca foi adaptada pelo técnico da saúde, Márcio Almeida, a partir de um esboço encontrado na internet, sem direitos autorais.
Nela estão representados os segmentos diversos da sociedade e a individualidade e singularidade de cada membro participante, todos em busca de um único propósito: a universidalidade do SUS.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PSE Cuité




O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Secretário de Saúde do Município de Cuité recebe visita do Gerente estadual de Urgência e Emergência do Estado

Reta final na implantação do SAMU 192 em Cuité


O município de Cuité está na fase final de implantação do SAMU 192, o gerente Estadual de Urgência e Emergência Estadual, Dr . Walber juntamente com sua equipe visitou as instalações do SAMU192 de Cuité com o Secretário de Saúde do Município, Gentil Palmeira, bem como com a coordenação de Enfermagem em Urgência e Emergência do Município, Dra. Adriana, mais a equipe da Secretaria de Saúde Municipal.




Na oportunidade o Gerente Estadual, que já trabalhou na ponta no SAMU 192 de João Pessoa se colocou a disposição em cooperar na implantação do serviço, ao mesmo tempo que elogiou a estrutura e o espaço físico disponibilizado pela prefeita Euda Fabiana, a qual não tem medido esforços na implantação do novo serviço que servirá a toda a população muito em breve.




Evento na UFCG marcou o dia do/a enfermeiro/a



No dia 12 de maio, dia do/a enfermeiro/a, foi realizado um evento comemorativo no auditório da UFCG em Cuité com Palestra do Enfermeiro Dr. Walber Gerente estadual de Urgência e Emergência, com professores e alunos de enfermagem e também participaram, o secretário de Saúde de Cuité, Gentil Palmeira, a gerente da Atenção Básica a Saúde, a enfermeira Ana Teresa, a coordenadora de enfermagem do HMMC, Adriana e a enfermeira do PSF Irani. Na oportunidade foi exposto todos os serviços e relações do Enfermeiro diante da política de Urgência e emergência do Ministério da Saúde.




Foi abordado pelo Dr. Walber, os serviços do SAMU192 e da UPA 24Hs do Município de Cuité, onde já estão em processo de implantação, bem como a importância de melhoria do Hospital Municipal com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde.




terça-feira, 10 de maio de 2011

Mortalidade Materna vol.2



Baixe aqui:

Além dos Loucos Muros

Convite para a I Semana Estadual da Luta Antimanico​mial

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE


Convite

I Semana Estadual da Luta Antimanicomial:
“Além dos Loucos Muros”


O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria
de Estado da Saúde, com o apoio da Secretaria de
Estado da Mulher e da Diversidade Humana, da
Secretaria de Estado de Desenvolvimento
Humano e demais parceiros, tem a honra de
convidar Vossa Senhoria para participar da
I Semana Estadual da Luta Antimanicomial:
“Além dos Loucos Muros”,
que se realizará no período de 16 a 20
do corrente mês.


Secretaria de Estado de Saúde

sábado, 7 de maio de 2011

Comemoração do Dia das Mães do "De Bem Com a Vida"


No Ginásio Municipal de Esporte Waldemir Alves de Lima, acontece todos os dias atividades físicas, para a população, essas atividades fazem parte do Projeto "De Bem Com a Vida".



Hoje a turma do De Bem Com a Vida comemorou o Dia das Mães com muita disposição. Foi oferecido um belo café da manhã e na ginástica elas deram um show.


Estiveram presentes a Coordenadora do Projeto Dinha, a Secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Helenise Helena Furtado; o Secretário de Saúde, Gentil Palmeira, a enfermeira Irani.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Secretario de Saúde de Cuité fala do CAPS


Secretario de Saúde do município de Cuité, Gentil Palmeira, responde a pergunta de uma internauta, sobre o CAPS.





HELENA: Gostaria de saber do Secretario de Saúde se em Cuité tem CAPS?

Gentil Palmeira: O município de Cuité possui CAPS I credenciado com equipe formada, aguardando somente visita técnica da Secretaria de Saúde do Estado. Mas já iniciamos o planejamento e capacitação.

domingo, 1 de maio de 2011

Dia 30 foi o 'dia D' de vacinação contra a gripe influenza A (H1N1)

A participação da população cuiteense e do poder público na campanha contra a Gripe Influenza A (H1N1) é fundamental para o prevenção da Influenza.


A campanha de vacinação contra a gripe Influenza A (H1N1) aconteceu em todas as unidades de saúde do municipio de Cuité; a abertura oficial aconteceu no Centro de Saúde da mulher, foram vacinados nas unidades de saúde idosos, gestantes e profissionais de saúde.