CUITÉ, PB

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fumar nunca mais, seja mais vivo e mais capaz


Realizada às 14:30 horas do dia 28 de Abril de 2011, na Unidade da Saúde da Família Raimunda Domingos de Moura a reunião preparatória com os pacientes selecionados para o primeiro grupo de Tratamento Intensivo do Fumante de Cuité.



Coordenada pelo Psicólogo do NASF, a reunião contou com a presença de 13 (20 foram convidados) pacientes nas mais variadas faixas etárias. O grupo foi formado, explica o Psicólogo, com pacientes que já foram captados pelos Agentes Comunitários de Saúde e que tiveram a anamnese realizada no NASF, seguindo uma classificação por ordem de dependência (física e/ou psicológica) do fumo.


O tratamento dura 04 semanas, baseado na teoria comportamental e medicamentosa, e conta com o apoio de diversos profissionais: enfermeira, médica, psicólogo, nutricionista, fonoaudióloga, dentista e nutricionista.


"Este é apenas o primeiro grupo; os pacientes que já realizaram a entrevista no NASF, devem aguardar o convite que será entregue pelo Agente Comunitário para a participação nos outros grupos", explica o Psicólogo.

Dessa forma, garante o mesmo, todos os pacientes que foram entrevistados irão participar de grupos.




Durante a reunião foram mostrados os materiais que irão conduzir o tratamento dos pacientes: os manuais e a medicação.
Foi distribuída ainda para cada participante uma pasta contendo material educativo, bloco de anotações, lápis e caneta, folha de frequência, entre outros.


Para maiores informações de como ter acesso ao tratamento, procure o seu Agente Comunitário de Saúde ou os profisionais no NASF, que está funcionando na Unidade de Saúde Raimunda Domingos de Moura.

"Este tratamento é mais um trabalho desenvolvido pelo gestão municipal que, comprometida com a qualidade de saúde da população cuiteense, não mede esforços para oferecer sempre serviços que melhorem a nossa qualidade de vida", enfatiza o psicólogo do NASF.


"Fumar nunca mais, seja mais vivo e mais capaz."

terça-feira, 26 de abril de 2011

Atividades de prevenção a Hipertenção

Grupo de atividades de promoção à Saúde em Cuité, realiza atividades na praça da Juventude.

Essa prática faz parte do Projeto de Bem com a Vida, coordenado por Marineide Gomes.

As atividades são desenvolvidas diariamente e são acompanhadas pelo NASF com Nutricionista, Psicólogo, Educador Físico e Assistente Social.





26 de abril dia Nacional de Combate a Hipertenção Arterial

A hipertensão arterial é a principal causa de doenças que atingem coração.


Incidência de hipertensão arterial é maior entre mulheres menos escolarizadas

Segundo pesquisa, 34,8% das brasileiras com até oito anos de estudo foram diagnosticadas com hipertensão em 2010

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anuncia o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e faz um balanço dos dois primeiros meses de funcionamento do programa Saúde Não Tem Preço
Pesquisa divulgada hoje (26) pelo Ministério da Saúde revela que a incidência de hipertensão arterial é maior entre mulheres menos escolarizadas que entre as que têm mais anos de estudo. De acordo com a pesquisa, 34,8% das brasileiras com até oito anos de estudo foram diagnosticadas com hipertensão em 2010, contra 13,5% das mulheres com 12 ou mais anos de escolaridade.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, a população com menos tempo de estudo tende a não praticar exercícios físicos e a se alimentar pior, o que eleva a chance de desenvolver a doença. " Os menos escolarizados praticam menos atividade física que os mais escolarizados" , disse. Para estimular e facilitar o acesso desse grupo às atividades físicas, o ministério vai investir na instalação de equipamentos esportivos e promoção da prática de exercícios nos municípios, com o programa Academia da Saúde, lançado no último dia 7. A meta é implantar mil academias até o fim do ano. As prefeituras interessadas devem procurar o ministério.
A pesquisa constatou que o diagnóstico de hipertensão é maior entre as mulheres, que correspondem a 25,5% dos casos, enquanto os homens representam 20,7%. Mas isto não significa que o risco seja maior entre elas. Segundo o ministério esta diferença é explicada pelo fato de que o público feminino procura mais os serviços médicos e, por isso, a prevalência é significativa entre elas. Os dados integram a pesquisa Vigitel, feita por telefone para verificar a situação da saúde do brasileiro. Foram ouvidos 54.339 brasileiros maiores de 18 anos nas 26 capitais e no Distrito Federal, em 2010. O levantametno é feito anualmente desde 2006.
Quando não tratada, a hipertensão provoca complicações à saúde, como entupimento de artérias, acidente vascular cerebral (AVC), infarto e outras doenças cardiovasculares.

Cuité inicia campanha de vacinação contra gripe comum e H1N1

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SES inicia campanha de vacinação contra gripe comum e H1N1




A campanha de vacinação contra gripe comum e H1N1 começou nesta segunda-feira (25) na Paraíba com uma meta de imunização de 620 mil pessoas entre crianças de seis meses a dois anos de idade, idosos, população indígena, gestantes e profissionais da saúde.

O Dia D de mobilização será no próximo sábado (30) com abertura oficial no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. Ao todo, participarão da ação nos 223 municípios 1.100 postos de saúde e 5 mil profissionais.
O Centro de Referência em Imunização de João Pessoa (antigo Lactário da Torre) recebeu alguns idosos logo nas primeiras horas da manhã desta segunda, primeiro dia de campanha. Um exemplo foi o aposentado João Leite do Nascimento, de 67 anos: “Todo ano tomo minha vacina, venho logo no primeiro dia porque quando deixo para o final fica muita gente”, afirma.

Para a também aposentada Maria Isabel Nascimento, este ano, existe um motivo a mais para tomar a vacina. “Fiquei sabendo que agora, com uma única dose, a gente fica imunizada contra dois tipos de gripe, a H1N1 e a gripe comum. Ficou muito bom e desde que comecei a tomar a vacina da gripe nunca mais tive nem um resfriado”, relata.

Alerta – A coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Missania Moreira, chama a atenção sobre a importância da vacina que imuniza contra dois tipos de gripe. “Muita gente diz que não tem tempo para ir se vacinar ou levar a criança, mas as conseqüências de quem não se imuniza podem ser graves, desde uma internação até levar a óbito quando o caso fica grave”, frisa. A única contraindicação para tomar esta vacina é para quem tem alergia grave ao ovo de galinha.

As crianças precisam tomar duas doses da vacina para ficarem imunizadas, por isso Missania Moreira pede que os pais não relaxem: “A criança só fica imunizada com as duas doses”, lembra. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde 355 mil doses da vacina, as demais devem chegar até o final desta semana.

domingo, 10 de abril de 2011

Dengue: Governo inicia Força-Tarefa na cidade de Barra de Santa Rosa, para combater o mosquito em todo o Estado





Um trabalho educativo e de orientação à população de todo o Estado sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti (Dengue) foi iniciado nesta sexta-feira (8) na cidade de Barra de Santa Rosa. A ação envolve equipes das Secretarias estaduais da Saúde, Infraestrutura, Corpo de Bombeiros (Batalhão de Campina Grande) e Secretaria Municipal de Saúde.


No inicio da manhã, crianças de educandários de Barra de Santa Rosa realizaram uma caminhada pelas ruas da periferia da cidade recolhendo entulhos e armazenando em sacos de lixo. Um pequeno carro de acompanhou a caminhava dando mais alegria ao trabalho das crianças.



Por volta das 8 horas houve uma reunião na sede da Secretaria municipal de Saúde onde foram divididas as equipes para visitas às comunidades do município. Na ocasião, falaram o gerente executivo Estadual da Defesa Civil, tenente-coronel José Rufino Tavares; o prefeito Evaldo Costa Gomes; o secretário municipal de Saúde, Cícero Erivaldo e a Djanira Sena de Araújo, gerentre de vigilância e saúde ambiental da Secretaria estadual de Saúde.



Em vários locais foram encontrados diversos focos do mosquito da Dengue. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde colocaram remédio nos locais onde existia água acumulada para combater as larvas. “Quase que diariamente estamos visitando as comunidades mais afetadas pela Dengue”, disse o secretário de Saúde de Barra de Santa Rosa, Cícero Erivaldo.



Para ele, a parceria formada entre o Estado e o município está sendo de fundamental importância no combate ao mosquito da Dengue, pois, segundo ele, a incidência da doença foi grande no município, principalmente nos assentamentos. O foco foi iniciado no assentamento Riacho da Cruz, lembrou.



O secretário executivo de Infra estrutura do Estado, Carlos Alberto Dantas Bezerra, acompanhou o trabalho das equipes da Defesa Civil estadual, junto com o Corpo de Bombeiros e os agentes de endemias.



Carlos Alberto disse que a determinação do governador Ricardo Coutinho é eliminar a doença no Estado e acrescentou que a campanha vai se estender por todo o estado.



Barra de Santa Rosa foi escolhido para o início da Campanha de Combate a Dengue no Estado por ter sido o município que apresentou o maior número de casos. Até o dia 27 de março foram registrados 155, sendo 101 curados, oito foram descartados e 46 estão em investigação e em tratamento.



No colégio municipal de Barra de Santa Rosa, localizado no centro da cidade, foi instado um laboratório de entomologia da Secretaria estadual de Saúde, onde também aconteceu oficina de atualização das ações de controle físico e químico do Aedes aegypti para agentes de vigilância ambiental do município e intensificação das ações de controle vetorial de campo onde os estudantes receberam informações e orientações sobre o combate ao mosquito da Dengue.



Depoimentos – o agricultor Ricardo Bernardino da Silva, 34 anos, considerou importante a visita da equipe da Força-Tarefa na sua residência. “Eu tenho cuidado com a água acumulada. Aqui tudo é protegido para evitar a proliferação do mosquito”, disse.



No colégio municipal os estudantes receberam orientações. Elen Karen Pereira Silva, 14 anos; Mateus Gabriel Rocha Silva, 11 e Everson Rhadamis, de 14 ficaram satisfeitos com as informações e disseram que vão levar os conhecimentos para seus pais e vizinhos.



Secom-PB

sábado, 9 de abril de 2011

NOTICIAS DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

Reunião realizada na Sede do Conselho Estadual de Saúde. Pauta: Discussão do Regimento da 7a Conferência Estadual de Saúde. A 7a Conferencia Estadual de Saúde da Paraíba será realizada em João Pessoa-Pb, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2011, no Espaço Cultural.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Blog do Conselho Municipal de Saúde de Cuité



Pautado nos princípios da responsabilidade, compromisso e principlamente no da transparência a nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde colocou no ar o blog oficial do referido conselho.

O blog pode ser acessado através do endereço: cmscuite.blogspot.com . Lá estarão as recentes notícias a respeito do funcionamento, deliberações, atos e resoluções do conselho.

Um outro canal de comunicação que também foi estabelecido é o email do conselho: cms.cuite@hotmail.com Através desse email, qualquer cidadão pode enviar correspondência para o conselho, a qual sempre será respondida, dentro dos critérios do funcionamento ético da entidade.

Com esses atos o CMS mostra que é uma entidade comprometida com o fortalecimento do SUS em nosso município.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

14ª CONFERENCIA DE SAÚDE

Sob o tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro" e como eixo "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS", a 14ª Conferência tem por objetivo discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.

As etapas municipais da 14 a Conferência Nacional de Saúde serão realizadas no período de 1 º de abril a 15 de julho de 2011 e as etapas estaduais, no período de 16 de julho a 31 de outubro de 201114ª Conferência Nacional de Saúde.

Participe das reuniões do Conselho Municipal de Saúde do seu Município

REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CUITÉ



Na pauta:
a) Análise aprovação do Relatório Anual de Gestão referente ao ano de 2010;
b) Análise a aprovação do Plano Municipal da VISA para o ano de 2011;
c) Eleição da mesa diretora do Conselho para o biênio 2011-2012;
d) Aprovação da inclusão da categoria profissional de Assistente Social na Equipe do NASF;

e) Aprovação do projeto de construção do Canil Municipal;
f) Aprovação do Projeto de construção do Espaço Multidisciplina do NASF;
Informes sobre: Atenção Básica, Hospital e Maternidade Municipal e dos projetos que estão sendo implantados, tais como o CAPS I, o CEO, o SAMU 192.


Por sugestão do Conselheiro José Evanuel Moreira Bezerra o conselho expedirá à Prefeitura Municipal de Cuité ofício indicando a construção de uma Academia de Ginástica da 3ª Idade no Parque da Juventude.



Jean Carlos da Silva Ferreira - Representante da Secretaria Municipal de Saúde
Creusa Porto - Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social
Creusa Santos Venâncio - Representante da Sociedade São Vicente de Paulo
José Evanuel Moreira Bezerra - Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuité
Amanda Maria Ribeiro da Silva Almeida - Representante do Hospital e Maternidade Municipal de Cuité
Jailson Gomes de Andrade - Representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Seridó e Curimataú Paraibano
Terezinha de Jesus Ferreira Moura - Representante da Paróquia Nossa Senhora das Mercês.
Maria Ireide da Silva Leite - Secretária Executiva do Conselho
A Convite do Conselho participou também o Secretário Municipal de Saúde, o Dr. Gentil Venâncio Palmeira Filho.
Presidente do CMS -Jean Carlos da Silva Ferreira


sábado, 2 de abril de 2011

Conheça o SAMU 192 de Cuité


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é referência nacional. A estrutura do SAMU de Cuité apresentada a população, através de maquete eletrônica, tem excelentes condições de infraestrutura e recursos para atender de pronto a todas as solicitações.
A prefeita Euda Fabiana destacou a importância do SAMU para o município, “mais uma vez, a preocupação com a saúde do nosso município é reconhecida por um órgão federal”.
Segundo o secretário de Saúde, Gentil Palmeira, as obras estão em andamento e bem adiantadas, muito em breve o SAMU será entregue a população de Cuité.